09/01/2020

Não é uma Resenha: 100 Canções Para Salvar Sua Vida - Camila Dornas


Oiiiii gente voltei.
Hoje estou aqui para compartilhar com vocês sobre um livro incrível que terminei esses dias ♥
Participei da leitura coletiva de 100 Canções Para Salvar a Sua Vida e consegui terminar o livro antes da meta, o que é praticamente um milagre kkkkk.....
Mas sem muita enrolação, bora para a resenha:


100 Canções Para Salvar Sua Vida
Conhecemos Natasha, Valentina e Alicia, são amigas inseparáveis e moram em uma pequena cidade do Rio de Janeiro.
Um dia elas decidiram que sempre no ano novo iriam se juntar na casa de Alicia, escreveriam uma carta, colocariam dentro de uma caixa e enterrariam. Só seria desenterrado no ano seguinte e tudo seria feito novamente, novas cartas seriam colocadas no lugar.
Fizeram isso por alguns anos, Tasha e Ali que agora moravam em São Paulo sempre iam até lá e assim fizeram até que Valentina morreu (isso não é spoiler tá gente, está no começo do livro).
Ali pegou férias da loja de disco que trabalhava e decidiu que iria até a antiga cidade para pegar sua carta. Acordou cedo, pegou sua mochila e entrou na sua Kombi grafitada.
Fazia um tempo que tinha ido morar em SP, sua mãe foi atropelada e acabou falecendo, sua convivência com seu pai ficou insuportável e ela foi morar com Tasha e sua família. Ela não sabia se Tasha iri junto com ela, mas esperava que sim.
Entrou na Kombi e depois de se preparou para partir e percebeu que sua amiga também iria então partiram rumo ao Rio de Janeiro.
Estava tudo indo muito bem, muita música e as duas amigas, até que Ali passou mal, e acabou saindo com a Kombi da estrada, a unica coisa que ela conseguia ouvir era Tasha gritando.
Foi tirada da Kombi por um rapaz que estava logo próximo e viu tudo o que aconteceu, ele era lindo e fez de tudo para ajudá-la. Ali estava com um corte na cabeça, que sangrava muito e mesmo contra sua vontade teria que ir para o hospital. Tasha não se machucou muito e a Kombi estava quase inteira.
Gabriel era o nome do rapaz que tinha ajudado as duas, ele estava indo tocar com sua banda no Rio de Janeiro.
Ali só queria sair dali o mais rápido possível, mas antes foi avisada que se passasse mal deveria ir imediatamente para algum hospital. Foi até a Kombi e se despediu de Gabriel, sem trocar telefone ou e-mail.
Ao chegar na sua antiga casa, Ali e Tasha entraram, a porta não estava trancada, o que deixou Ali um pouco desconfiada. Não queria encontrar seu pai ali, foi até seu quarto. Ouviu um barulho vindo do antigo quarto de seus pais, e para sua surpresa ele estava lá. Deitado no chão, dormindo abraçado com uma garrafa de uísque. Depois de algumas lembranças e palavras trocadas, Ali desceu e chamou Tasha para irem para a praia. Iriam pegar as cartas naquela noite.
Durante a noite elas voltaram para o quintal da antiga casa de Ali, desenterraram a caixa. Tinha uma carta para Tasha, mas para Ali tinha uma caixa. Ela logo descobriria o que havia ali.
Valentina deixou 6 cartas, algumas com instruções para Ali, dentro da caixa havia um ipod, uma câmera fotográfica e várias outras coisas.
Ela teria que abrir as cartas na ordem, seguir tudo o que estava lá, e logo na primeira carta recebeu a instrução que teria que ir até o farol, um lugar tão especial para elas, mas teria que ir sozinha. Tasha não acreditava que ela iria mesmo seguir as instruções de alguém que tinha escolhido tirar a própria vida e mesmo não concordando muito com isso, iria com sua amiga onde fosse preciso.
E foi no farol que a longa viagem delas realmente começou, elas iriam descobrir muitas coisas durante esses dias na estrada, coisas sobre Valentina e sobre elas mesmas.
Conheceram novos lugares, fizeram amigos, talvez um amor, mas também conheceram pessoas ruins.
Entenderam o que levou a amiga a fazer aquilo e perceberam que ela era muito boa em guardar segredos.

"Alguns dias eram piores que os outros. Alguns dias, sua ausência era tão forte que parecia tangível."

"... futuro é um labirinto, e apenas aqueles com coragem o suficiente para lutar sem medo sabem como escapar dele."

"Segredos podem ser tão destrutivos quanto uma arma."

"Alguns segredos são terríveis demais, devastadores demais. Algumas verdades, quando desenterradas, destroem tudo."

"Lágrimas contidas são como veneno."

"... todo fim é o começo de alguma coisa. E todo começo inevitavelmente dá fim a algo."

 Esse é o tipo de livro que nos faz refletir, muitas vezes acontecem coisas que não podemos evitar.
Algumas pessoas vivem como se fosse um fardo, e um certo dia elas já não aguentam mais.
Tasha é uma super amiga, dessas que não se pode perder. Sempre está lá quando Ali precisa e fez de tudo para proteger a amiga.
Valentina antes de morrer pensou em tudo para que suas amigas realmente vivessem a vida e fizessem o que amam, essa foi uma das maiores lições do livro ♥
Amizade, cumplicidade e perdão nos envolvem nesse enredo tão maravilhoso.

Eu amei tanto esse livro que nem sei o que dizer, comecei o ano com uma leitura incrível. Obrigada Camila pela oportunidade.
O final foi perfeito (só queria compartilhar isso kkkkk)

Se quiser ler essa lindeza também. o e-book está na Amazon clica 100 Canções Para Salvar Sua Vida  ele também está no Kindle Unlimited ♥
Comprando pelo meu link vocês me ajudam a investir no blog e nas redes sociais :)

Me contem aqui nos comentários se vocês já leram ou se ficaram curiosos para ler também.
Até o próximo post
bjo

2 comentários:

Muito obrigada(o) pela visita.
Deixe o seu comentário que retribuirei com todo carinho ♥

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite